Cemitério de Startups: os principais erros que levaram empresas a fecharem

Pesquisa da Gama Academy aponta principais motivos pelas quais 46 empresas faliram no País e os padrões mais comuns para o fracasso

Um estudo levantado pela Gama Academy, escola de capacitação de profissionais para startups, levantou as principais causas de “morte” de jovens empresas de base tecnológica no Brasil.

Segundo informações da Fundação Dom Cabral, uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento, outras 50% param de funcionar depois de menos de quatro anos. No total, 75% fecham o negócio com menos de treze anos em atividade.

Batizado com o sugestivo nome de “Cemitério de Startups”, o estudo mostra a história de 46 startups que não foram para frente. Além do nome da startup, descrição, cidade, motivo pelo qual faliu e investimento recebido, a pesquisa também mensurou todas as informações e identificou os padrões mais comuns que levaram ao fracasso.

A pesquisa aponta que São Paulo é a cidade onde mais startups faliram, contabilizando 22 empresas fechadas, seguida de Brasília e Belo Horizonte (5 e 3, respectivamente). A capital paulista é a líder entre as cidades que possuem startups falidas, pois é uma das regiões onde existem mais empreendedores.

Para desenvolver o estudo, a empresa se baseou nas descobertas do Bill Gross da Idealab, primeira empresa incubadora de startups dos Estados Unidos, que pontuou aspectos importantes nas startups e realizou um levantamento com 200 empresas que faliram, classificando os motivos do fracasso, que foram divididos em cinco tipos: ideia, time, business model, funding e timing.

 

Link da matéria completa: http://idgnow.com.br/internet/2017/06/27/cemiterio-de-startups-os-principais-erros-que-levaram-empresas-a-fecharem/

Fonte: http://idgnow.com.br/

Posso ajudar?