“CD 4 em 1”

Uma empresa nacional, a Intersoft, investiu R$ 10 milhões nos últimos três anos para desenvolver, em silêncio, uma tecnologia que promete fazer muito barulho no mercado fonográfico e audiovisual: o Sistema de 4 Dimensões, o S4D ou quatro em um. Produto que reúne música e vídeo num único CD, que pode ser usado em karaokê. Mais: pode ser rodado num aparelho comum de CD, em DVD e em computadores, já que também se trata de um CD Rom. A primeira leva dessa inovação, o Multiokê do Gugu, já começa a ser distribuída junto com o Multiokê do Raul Gil e o Multiokê da Turma da Mônica – que há um ano entrou no mercado em caráter experimental. No mês que vem será a vez de Angélica, no primeiro acordo da Intersoft com a gravadora Universal. O empresário Permínio Moreira Neto, de 54 anos, presidente do Conselho de Administração da Intersoft, conta que os seis engenheiros da empresa não criaram nada de novo, apenas usaram a tecnologia disponível no mercado para gravar o CD, na realidade um VCD (áudio e vídeo) com possibilidade de leitura em diferentes aparelhos. “É impressionante, mas ninguém havia pensado nisso antes. Tanto que já patenteamos a tecnologia em vários países.” Uma inovação que atraiu para a empresa o ex-presidente da Coca-Cola Brasil George Gigante, que, aposentado, volta a percorrer o mundo para apresentar a nova tecnologia, que a Intersoft estuda licenciar para outros países. 

Gigante tem participação de 17,5% no negócio. No posto de presidente da Intersoft, diz ter certeza de que essa inovação também será forte aliada da indústria fonográfica e audiovisual contra a pirataria. Na próxima semana, a Intersoft apresenta o sistema no Congresso, na CPI da Pirataria. A grande vantagem do produto, diz Moreira Neto, está no custo. “O preço é o de um CD, embora você tenha outras três utilidades. Além disso, o Multiokê tem selo holográfico numerado e quem compra um, ganha outro após preencher o cupom. É assim que se pode combater a pirataria, reduzindo os custos.” A escolha dos apresentadores, explica, permitirá ainda à Intersoft contar com investimento pesado em mídia, sem precisar gastar milhões de reais em inserções durante um ano nos programas do Gugu e de Raul Gil. A Intersoft também se prepara para oferecer o S4D para o mercado corporativo. “Podemos preparar com imagem e som, para computador, DVD ou CD Rom, manuais, por exemplo, de aparelhos e até guias de turismo.” A intenção é espalhar a tecnologia para recuperar o investimento. 

Fonte: 
http://www.portalintelectual.com.br (“Tecnologia brasileira cria CD 4 em 1” de Carlos Franco, Fonte:O Estado de São Paulo 07/08/03) 
acesso em agosto de 2003

Posso ajudar?