“Cartão Pré-Pago de Energia”

Concessionárias e distribuidoras de energia de todo o país aguardam a homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para um novo produto,  desenvolvido no Paraná, que pode revolucionar o setor elétrico nacional: é a venda de energia elétrica por cartão pré-pago. 

O princípio é o mesmo do cartão telefônico e o objetivo é garantir economia aos consumidores. O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), centro de excelência tecnológica com sede em Curitiba, já disponibilizou 2 mil protótipos do produto, que estão em teste. Com o cartão, o consumidor, pessoa jurídica ou física, pode adquirir, previamente, determinada quantidade de energia, conforme sua necessidade. O sistema beneficiará por exemplo, proprietários de casas de veraneio que são obrigados, atualmente,  a pagar uma taxa mínima mensal, mesmo que o imóvel permaneça fechado durante todo o ano. O cartão poderá ser comprado também por vendedores ambulantes – bastante comum no Norte e no Nordeste – que usam energia de estabelecimentos comerciais próximos ao seu ponto. Com o uso do cartão a concessionária poderá disponibilizar medidores eletrônicos especiais de energia, desenvolvidos pelos técnicos do laboratório. 


Sistema micro processado que opera a partir de um Medidor Eletrônico de energia ativa e reativa. É uma solução para a medição precisa, venda e gerenciamento de energia elétrica. Pode ser configurado para o sistema de cartão pré-pago -tipo smartcard, com microchip. Permite a leitura remota do consumo, comunicação óptica serial, controle de demanda e multitarifação. Dispensa o uso de baterias para a manutenção de valores em caso de falta de energia. Apresenta memória não volátil. Dimensões e características obedecem às especificações e normas técnicas aplicáveis. Mede as energias ativa, reativa e a demanda. Possibilita medições com tarifa diferenciada de acordo com o horário do dia (Tarifa Amarela). Conta com terminal para ligação (opcional) a um canal de comunicação, para leitura e operação remotas. Atende as características próprias do mercado energético brasileiro. Desenvolvido em parceria com a Procomp. Para a tarifa diferenciada, o medidor permite uma série de programações para cada um dos dias da semana. Ele pode ser programado para operar com tarifa mais elevada nos horários de pico de demanda (entre 18h e 21h, por exemplo) e com tarifa reduzida em outros períodos do dia. Com o uso planejado de energia, o usuário pode obter um consumo maior, com redução no preço da tarifa. 

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, conhecido como Lactec, até 1995 era apenas o Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (Lac), um setor da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Com a abertura e a possibilidade de privatização do setor elétrico no Brasil, o LAC passou a atender todo o mercado. O Laboratório trabalha atualmente em 158 projetos novos , patenteou outros 100 inventos e atende 27 concessionárias do setor elétrico. Em 2000 apresentou lucro de US$ 1 milhão. Em 2001 a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) através do Ministério da Ciência e Tecnologia fez uma chamada para projetos desenvolvidos em eficiência e conservação de energia em todo o Brasil. Foram 58 produtos selecionados entre eles 24 eram do Lactec. 


Fonte: http://www.finep.gov.br/bv/noticias/vendadeeletro.htm 
http://www.lactec.org.br/lacte/prod_sismedelet.html 
acesso em maio de 2002

Posso ajudar?