“Blocos Terrae”

0
177

Criada em 1991, na incubadora de empresas da UFRJ, a Terrae é uma empresa de consultoria, projetos, gerenciamento de obras e desenvolvimento de soluções para problemas de engenharia geotécnica em geral. A empresa atua nas áreas de proteção de encostas, aterros, fundações, escavações, pavimentos, geologia de engenharia e geotecnia ambiental. O Sistema de Contenção com Blocos Terrae é composto pela montagem de blocos pré-fabricados através de encaixe a seco, sem nenhum tipo de argamassa ou concreto durante a execução da obra. Este sistema é possível graças ao design exclusivo dos blocos, que se encaixam através de saliências sem necessidade de pinos ou conectores. Os blocos são fabricados por meio de prensagem e vibração, resultando em estruturas resistentes e duráveis.


O formato e o peso dos blocos permitem o seu fácil transporte na obra por operários, além de sua montagem manual com extrema rapidez. Uma vez montados, formam muros de contenção com floreiras para o plantio de vegetação, resultando em obras de alto valor estético e que não agridem o meio ambiente. Para muros de alturas grandes ou submetidos a sobrecargas, o sistema utiliza a técnica de solo reforçado, onde elementos de reforço são inseridos no aterro (geogrelhas), permitindo a construção de muros de contenção com praticamente qualquer altura.

O sistema é continuamente monitorado e adaptado às condições locais de cada região, para que as inovações sejam imediatamente incorporadas ao sistema e divulgadas a todos os usuários. Para acompanhar a expansão do mercado, a Terrae procura concretizar parcerias com profissionais capacitados (engenheiros, arquitetos, paisagistas e construtoras) e fábricas licenciadas em pontos estratégicos do país. A estas empresas é oferecido todo o conhecimento adquirido no desenvolvimento do sistema e o suporte técnico para a fabricação, comercialização e divulgação do produto.

 

Fonte:

http://www.coppe.ufrj.br/planetacoppe.old/noticias/alfa.html

http://www.terrae.com.br/

Acesso em março de 2002

DEIXE SEU COMENTÁRIO