“BlockLight”

Especializada no desenvolvimento de equipamentos que controlam gastos de energia elétrica, a Tron Controles Elétricos investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 2,9 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento. Considerada empresa âncora do Parque Tecnológico de Pernambuco – PARQTEL, a Tron já possui quatro patentes de invenção requeridas e quatro pedidos de registro de marca publicados junto ao INPI. Um dos destaques da linha de produtos é o BlockLight, solução para corte e religamento de energia que deve ser implantado ainda este ano nas concessionárias de energia do Piauí e de Alagoas. A TRON participou do 11º Forum Brasil de Capital de Risco realizado em Recife (2004)


O BlockLight é um equipamento controlador de fornecimento de energia, micro processado, de fácil instalação, produzido de acordo com as normas e padrões da ABNT, compatível com toda a linha de medidores de energia elétrica utilizado pelas Concessionárias brasileiras. Tem por finalidade básica ativar e/ou suprimir o fornecimento de energia elétrica ao consumidor, de acordo com as normas fixadas pelo agente regulador – ANEEL. O BlockLIGHT está equipado com dispositivo micro processado, programável, possibilitando ao Concessionário pré-estabelecer as condições de corte e religamento do consumidor com acionamento automático através de interface ótica; O BlockLIGHT executa todas as tarefas automaticamente  e é um dispositivo equipado com sensor ótico, circuito digital programável e micro relé de chaveamento; é instalado diretamente na mufla do medidor; Uma caneta ótica faz a interface entre o operador e o BlockLIGHT; A caixa do BlockLIGHT é selada, o que inviabiliza o religamento pelo usuário. 
O Software do BlockLIGHT. Transfere a programação de corte e religamento para uma caneta ótica; Transfere para a caneta os códigos dos medidores (CODUNC) e a programação; Programa o corte no ato da entrega do aviso de corte; Grava em memória todas as operações realizadas com a caneta ótica ; Fornece Relatórios Gerenciais, inclusive Relatório de Produtividade; A programação é desativada após (x) horas para evitar uso indevido. O BlockLIGHT vem equipado com dois leds de sinalização: – Um na cor verde, indicativo de condição normal de fornecimento; – Outro na cor vermelha, indicativo de status de corte quando piscando e; consumidor cortado quando fixo. Ainda, no painel frontal, o BlockLIGHT está equipado com um sensor ótico para interface com a caneta ótica do operador. O BlockLIGHT é fornecido em dimensões específicas e seus conectores possuem ajuste universal que se adequam a todos os padrões de medidores utilizados pelas Concessionárias. Após instalado, sua ativação será feita por meio da caneta ótica, habilitando instantaneamente o fornecimento de energia elétrica ao consumidor. 
Uma vez constatado, de acordo com as normas, que o consumidor está enquadrado na condição de corte de fornecimento de energia, a Concessionária emitirá o aviso de corte que será entregue ao consumidor. No ato de entrega do aviso de corte, imediatamente, será habilitado o BlockLIGHT para o status de corte. Nesta condição, o BlockLIGHT estará programado para o desligamento do consumidor no prazo estabelecido pelas Concessionárias. Neste status, apagará o led verde e acenderá o led vermelho (piscando). Uma vez habilitado o corte, caso o consumidor não efetue o pagamento do débito no prazo pré-estabelecido, o BlockLIGHT, automaticamente, efetuará o desligamento da unidade consumidora na data programada. Se o pagamento foi efetuado dentro do prazo definido pela Concessionária, o operador deve se deslocar até a unidade consumidora e interromper o programa de corte.
O BlockLIGHT está equipado com memória que assegura a manutenção do seu status de operação quando da ocorrência de falta de energia, curto circuito na rede de distribuição, falta ou inversão de fase, ausência de neutro, dentre outros defeitos que porventura ocorram na área em que for instalado. A caneta ótica é carregada com a programação do operador para um determinado dia. Para cada medidor podem ser programadas três opções: A. Cortar o consumidor imediatamente; B. Religar o consumidor imediatamente; C. Programar o corte do consumidor para (x) dias adiante. A memória da caneta registra data, hora e minutos em que a operação foi realizada, oferecendo ao Gerente da Concessionária dados sobre o desempenho do operador. Benefícios para a Concessionária : elimina as equipes de corte e religamento, pois não haverá mais necessidade de intervenção no ramal do consumidor; reduz em mais de 95% o custo da atividade de corte e religamento; possibilita à Concessionária programar a execução de corte e religamento em 100% dos consumidores na condição de corte; o perfil de inadimplência dos consumidores será gradualmente modificado, reduzindo substancialmente o tempo de recebimento das contas; a Concessionária passará a operar com novo perfil de arrecadação, com expressivos ganhos no fluxo de caixa e irá dispor de Sistema de Gerenciamento de Corte e Religamento, permitindo um perfeito controle da atividade.

Fonte: 
http://www.finep.gov.br/premio/folhas_inovacao_premio_2004/nordeste_tela.pdf
http://www.tron-ce.com.br/produtos/pdf/blocklight.pdf 
acesso em julho de 2005 
envie seus comentários para [email protected]

 

Posso ajudar?