“Biodiesel 2”

Hoje, mais de 100 anos depois de ganhar visibilidade na exposição de Paris, o óleo diesel continua possibilitando avanços na economia. Produzindo e utilizando um diesel à base de óleos vegetais, o biodiesel, o pesquisador da Coppe/UFRJ Luciano Basto Oliveira e sua equipe, pretendem ajudar a dinamizar a economia brasileira, da mesma forma que, à época, a invenção de Rudolf Diesel otimizou as finanças de alguns países europeus. Com um detalhe a nosso favor: temos espaço de sobra para plantar a matéria-prima. As justificativas do pesquisador para que o programa de Combustíveis Renováveis se transforme em realidade são muitas. Segundo ele, a produção do combustível pode ser consorciada com a de alimentos. “Ao plantar girassol, soja e mamona para produção de óleo, consegue-se, respectivamente, ração, farelo e adubo. Sem falar que podemos atuar em outras frentes. O próprio esgoto pode ser aproveitado como fonte de matéria-prima”, explica Luciano.

 

Na opinião do pesquisador, não temos problemas, mas desafios a serem vencidos para que seja estabelecida no Brasil uma organização industrial que dê outra opção de consumo à grande demanda energética. A utilização do biodiesel pode reverter o panorama de importação e exportação no Brasil, enquanto a falta de espaço para plantações pode continuar deixando outros países à mercê das exigências do mercado. “Nós temos 90 milhões de hectares agricultáveis e ociosos com uma luminosidade melhor do que qualquer país europeu. Poderíamos produzir bilhões de litros de biodiesel”, explica Luciano. Ele argumenta que o País se tornaria grande exportador mundial e deixaria de importar e depender dos países que ditam as normas da política energética. Dúvidas sobre eficiência do biodiesel, poderiam ser argumentos contra a iniciativa. Mas desde 2000 o projeto da Coppe faz testes para provar a eficiência do combustível. Após os resultados positivos, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) homologa, e a alternativa pode ser amplamente utilizada dentro e fora do País.

 

A independência energética tem grande peso na mudança de foco dos governos. Há quem especule se a iminente guerra que os Estados Unidos tentam impor ao Iraque não é motivada por interesses no petróleo do país de Saddam Hussein. Luciano Oliveira reforça a ideia de que não bastam condições favoráveis para que o programa Estadual Rio Biodiesel seja um sucesso. Segundo o pesquisador da Coppe, é preciso que haja envolvimento das autoridades para que a produção do combustível seja viável no País. Garantia de mercado, linhas de crédito, agências reguladoras, postos de abastecimento e distribuição são alguns dos pontos importantes para que o projeto não fique esquecido, como aconteceu com o Pró Álcool. A parceria com o Governo do estado, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, está dando suporte ao desenvolvimento do projeto.

O biodiesel é a principal experiência com combustíveis alternativos do governo. Proveniente da biomassa (aproveitamento dos vegetais, entre eles a soja, o girassol, mamona, algodão, amendoim, buriti e etc), o “diesel natural”, como também é chamado, é considerado um combustível de queima limpa e pode ser usado para alimentar motores ou com a finalidade de geração de energia elétrica (bioeletricidade). O novo combustível é produzido por meio da reação do álcool com os óleos vegetais, com o auxílio de um catalisador e de um co-catalisador, substâncias que geram as reações químicas que resultam no biodiesel e em outro produto, a glicerina, matéria-prima empregada em diversos ramos da indústria, com destaque para o de cosméticos, o de remédios e o de explosivos. Obtido de óleos vegetais ou gordura animal, o biodiesel pode ser usado puro ou misturado ao diesel, sem necessidade de adaptação do motor. Além de reduzir a emissão do dióxido de carbono (CO²), responsável pelo aumento do efeito estufa (aquecimento do globo terrestre), é biodegradável, não contém enxofre e melhora a lubrificação do motor. É chamado de “combustível ecologicamente correto”, porque não agride o meio ambiente e possibilita economia sem perda de qualidade. Também proporciona benefícios sociais e econômicos, como geração de empregos, desenvolvimento da agricultura em áreas rurais menos favorecidas e aproveitamento e diminuição de descarte de resíduos.

Na década de 70, o Brasil iniciou os estudos do uso de biodiesel em decorrência da crise do petróleo, que afligiu o mundo. Nesta época, foi feito um inventário das espécies geradoras de óleos vegetais no país e a utilização do biodiesel foi tecnicamente comprovada. O uso do combustível alternativo só não ganhou proporções mais práticas por inviabilidade econômica quando comparado ao óleo diesel, que ainda tem um custo baixo em relação aos benefícios e, hoje, quase se torna invencível no mercado. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançou o programa Pró-Biodiesel que, por um ano, testará o combustível em várias capitais, ainda a serem definidas. Será pesquisada a linha B-5, ou seja, a mistura de 5% do óleo vegetal ao diesel. No programa, devem ser investidos R$ 8 milhões até 2004, dos quais R$ 700 mil já foram liberados para o início dos trabalhos. A princípio, o óleo escolhido é o de soja, mas poderão ser utilizados outros vegetais, de acordo com as regiões atendidas. Por ano o país importa 18% dos 36,8 bilhões de litros de óleo diesel que consome, a um custo de US$ 1,22 bilhões (dados de 2001). Para realizar a substituição do combustível, é necessária a produção de óleo vegetal em larga escala. Uma das possibilidades é o uso da soja, do dendê, da mamona e do babaçu, o que pode representar a expansão dessas culturas em várias regiões. Hoje, o único óleo que atende à demanda industrial é a soja – o Brasil produz mais de 40 milhões de toneladas, nas regiões Centro-Oeste e Sul.

O Brasil já detém capacidade laboratorial e competência tecnológica para desenvolver a utilização de novos combustíveis alternativos. Responsável pelo maior programa de uso de energia renovável do mundo – o Proálcool -, o país continua buscando outras alternativas viáveis e ambientalmente corretas para movimentar sua frota de veículos. Além do álcool hidratado, que há anos abastece grande parte da frota nacional, e da mistura gasolina/álcool, agora o Brasil investe no incremento do biodiesel, uma mistura de óleo vegetal e álcool anidro, capaz de reduzir consideravelmente os níveis de gases poluentes e de produtos carcinogênicos emitidos pelos veículos automotores. Outra alternativa é pesquisada no Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG), no Laboratório da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) e da Escola de Química, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como alternativa para combustível. Trata-se do óleo usado para a fritura de batata na rede de lanchonetes McDonald´s.

Desde 2001, 40 lojas da rede no Rio de Janeiro doam todo mês 25 mil litros de óleo que são empregados como matéria-prima para a produção de biodiesel na Coppe que testa a mistura em veículos cedidos por uma montadora desde março de 2002. A intenção é estender o abastecimento com o biodiesel para toda a frota ainda este ano. O transporte coletivo não será o único a utilizar o B-5, caminhões de lixo também serão abastecidos. O B-30 (30% de diesel) irá para a geração de energia elétrica para a iluminação, para alimentar a usina de triagem de recicláveis e a de tratamento de chorume (líquido ácido do lixo) da usina de Gramacho. Nos veículos da UFRJ será usado o B-100, biodiesel puro, sem acréscimo de diesel. Várias Universidades Federais já realizam pesquisas em carros com combustíveis derivados do óleo de soja. Um exemplo é a do Paraná (UFPR), que atua em pesquisas com ésteres de óleo de soja (biodiesel) para substituir o derivado de petróleo. Os testes são feitos com um carro modelo Golf diesel 1.9 turbo, cedido pela Volkswagen/Audi, de São José dos Pinhais (PR), por seis meses, em regime de comodato.

O veículo será utilizado nos ensaios que fazem parte do Programa Nacional de Biocombustíveis, coordenado pelo MCT e que tem como integrantes a UFPR, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e a Rede Paraná Autotech, entre outras entidades. A montadora produz modelos a diesel (Golf e Audi A3) exclusivamente para exportação, uma vez que o combustível não pode ser utilizado na frota de automóveis no país. A partir das experiências desenvolvidas em prol da popularização do biodiesel, com a proibição da comercialização da soja transgênica no país, em abril último, o ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral anunciou uma estratégia para tirar proveito da colheita. A ideia é aproveitar a soja para produzir óleo vegetal carburante, e assim dar origem a um biocombustível para o setor agrícola que beneficie tanto a agricultura de cultivo como a de extração. O combustível derivado da soja é produzido com álcool anidro de cana ou etanol, que é 100% vegetal, sendo, portanto, renovável. A tecnologia deste biocombustível não altera o funcionamento dos motores dos veículos e oferece ainda outras vantagens econômicas e sociais.

 

Fonte: http://odia.ig.com.br/universitarios/mat090303.htm

acesso em setembro de 2003

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170031201

acesso em março de 2005

http://www.abiodiesel.org.br

acesso em junho de 2005

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