Asteroide, a startup do cinema brasileiro

0
1041

Asteroide.tv foi um dos principais vencedores do festival Cannes Lions, levando um total de 18 prêmios. A empresa venceu sete leões de ouro, além de dois dos prêmios mais importantes do festival: o Gran Prix de Oro e o Gran Prix de Titanium.

A startup começou as atividades em dezembro de 2010, fundada por Diogo ‘Joe’ Ruiz e dois sócios. Mas enquanto a maioria das produtoras apenas executa as demandas dos clientes, Ruiz tinha uma visão diferente para a Asteroide.tv.

”Nós sempre quisemos estar envolvidos na concepção dos filmes, além da produção”, ele comentou. “Sempre procuramos nos envolver com as produções desde o início”.

O mercado foi bastante receptivo à ideia de Ruiz – e recebeu bem o conceito sobre como produtoras de vídeo poderiam trabalhar diferente. A equipe teve tanto sucesso no Brasil que, em 2015, a empresa decidiu atuar de forma global. Abriram um escritório em São Francisco e hoje a operação funciona tanto nos EUA como no Brasil.

Os projetos também expandiram. Agora, a Asteroide.tv não faz apenas filmes, mas também produz animações e conteúdo patrocinado. A startup brasileira já trabalhou com nomes de peso, como Cartoon Network, HSBC, Red Bull, Banco do Brasil e Ambev. Dentre os principais filmes da empresa está o ‘The Refugee Nation’, uma parceria com a Anistia Internacional para documentar a participação do time de refugiados nas Olimpíadas do Rio.

As avaliações positivas aumentam à medida que a empresa se torna mais conhecida pela audiência. “As pessoas conseguem ver que um filme foi feito por nós. A Asteroide.tv tem uma identidade própria”, afirma o entusiasmado Ruiz. Esse DNA da empresa tem valido reconhecimento internacional. “Nossas criações são coletivas. Quando mais pessoas pensam em torno de um projeto, mais boas ideias surgem”, ele afirma.

A abordagem voltada a resultados e engajamento é outro fator que leva a Asteroide.tv a conceber cada projeto junto com os clientes. Essa forma de trabalhar não era muito comum em 2010, mas é um dos principais fatores para o sucesso da empresa. “Sete anos depois, esse tipo de método ‘colaborativo’ virou uma regra”.

A Asteroide.tv ainda se destaca por fazer com a linguagem cinematográfica dialogue com marketing e dados. O sucesso da empresa do Cannes Lions mostra como é possível levar arte para a propaganda. Com uma coleção eclética de diretores, trabalhos em inglês e português, e uma combinação de dados e criatividade, a empresa continua acelerando.\

“Queremos usar dados e números que nos ajudam a medir o engajamento das nossas audiências”, diz Ruiz. “Queremos desenvolver tecnologia para o cinema, para criar produções artísticas, mas com base em métricas eficazes”.

Para Ruiz, o sucesso é importante para estimular mais empresas a sonharem grande e investirem no mercado internacional, como a Asteroide.tv fez. “Se você está se esforçando em um projeto, pense grande”, ele conclui.

Outras empresas brasileiras estão seguindo este mesmo caminho. É o caso da Kidy Calçados, de Birigui (São Paulo). A fábrica produz cerca de 20.000 pares de calçados infantis por dia e aposta sempre na inovação e na tecnologia para alcançar novos mercados. Veja neste vídeo o processo de criação do produtos da Kidy que já conquistaram o Brasil, o mundo e principalmente, o coração e os pezinhos das crianças, aliando funcionalidade, entretenimento e beleza: https://youtu.be/EdUja1kadp4

Fonte: http://www.bebrasil.com.br/pt/noticia/asteroide-a-startup-do-cinema-brasileiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO