As 7 patentes mais inusitadas do Google

Você teve uma ideia genial e, mesmo que não saiba como colocá-la em prática, gostaria de evitar que ela fosse “roubada”? O caminho mais simples para garantir isso é entrar com o pedido de patente.

Se, por um lado, esse sistema garante que os inventores recebam royalties caso suas ideias acabem sendo utilizadas para fins comerciais, por outro ele também abre a possibilidade de empresas patentearem sugestões bastante bizarras.

E, vejam só, o Google é uma delas: a gigante da tecnologia possui um grande número de patentes – ou pedidos de – que são, no mínimo, estranhos. Abaixo listamos sete destes casos. Confira!

Atualização de redes sociais por meio de tirinhas

Redes sociais como o Facebook e o Twitter permitem que seus usuários publiquem conteúdos nos mais variados formatos. Como se textos, vídeos e imagens não bastassem, o Google teve uma ideia “genial” em 2010: criar um sistema que gerasse tirinhas de quadrinhos baseadas em um tema escolhido pelo usuário. Em seguida, seria possível colocar um título na “historinha” e também textos. A empresa ganhou a patente em 2013, mas ainda não produziu um aplicativo dedicado a isso.

Um centro de dados marítimo

É de se imaginar que a quantidade de energia elétrica consumida pelo Google seja enorme – estima-se que, em 2010, a empresa tenha gastado 2,26 milhões de MWh, o que equivale a cerca de um quarto da produção de uma usina de energia nuclear. Uma solução para isso foi cogitada em 2008, quando a empresa entrou com o pedido de patente para um centro de dados que seria instalado no mar e usaria a movimentação das ondas e da maré para gerar energia. Ao menos por ora, a ideia ainda não saiu do papel.

Tatuagem-microfone

Se você acha que tatuagem é apenas questão de estilo ou uma forma de se expressar, o Google – quando ainda era dono da Motorola Mobility – entrou com um pedido de patente em 2012 garantindo os direitos sobre uma tatuagem-microfone. A ideia seria tatuar um circuito integrado no pescoço das pessoas, como se fosse um implante. Isso funcionaria como um microfone, o que, de acordo com a empresa, melhoraria a qualidade da comunicação durante o uso do celular. Paralelamente, esse dispositivo poderia ser configurado para brilhar conforme os músculos do pescoço se movimentavam e também incluir um detector de mentiras.

Sistema de propaganda baseado em condições climáticas
Sistema de propaganda baseado em condições climáticas

Sistema de propaganda baseado em condições climáticas

Caso você ache irritante o fato de que as propagandas na Internet utilizem seus dados de navegação praticamente o tempo todo – sob a desculpa de oferecer conteúdo “sob medida” -, uma ideia do Google poderia tornar tudo bem pior. Em 2008, a empresa entrou com pedido de patente para um sistema de propagandas que utilizasse condições do ambiente para determinar quais anúncios seriam mostrados. Ou seja: se usado em totens eletrônicos, por exemplo, ele poderia mostrar uma propaganda de óculos de sol em um dia ensolarado, e assim por diante.

Divisor de conta para grupos em bares e restaurantes

É bem provável que você tenha passado por situações inusitadas na hora de dividir a conta após uma refeição em um restaurante ou um happy hour em um bar, certo? Pior ainda que, no exterior, é comum que os estabelecimentos não permitam que a conta de uma mesa seja dividida. Pois em 2013 o Google entrou com um pedido de patente sugerindo a criação de um app que não apenas calcularia quanto cada pessoa de um grupo deve ao pagador da conta, mas também faria a transferência do dinheiro automaticamente para a conta do pagador. O aplicativo, porém, ainda não foi lançado.

Assistente para postagens em redes sociais

Acha que usar as redes sociais dá muito trabalho. Pois, em 2011, o Google entrou com o pedido de patente para um sistema automático para a geração de reações em redes sociais. Basicamente, uma inteligência artificial que acompanharia atualizações dos seus contatos, procuraria informações relacionadas ao tema e sugeriria respostas – mediante aprovação do usuário, claro.

Gestos que sinalizam coisas importantes

Sabe aquele sinal de coração feito com as duas mãos? Pois, em 2011, o Google tentou patenteá-lo – de certa forma. A ideia é que ele fosse usado em conjunto com o Google Glass para indicar coisas que o usuário do gadget gostasse e, com isso, capturar uma foto do objeto (ou pessoa, paisagem etc). A foto, então, poderia ser usada em redes sociais.

Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/listas/as-7-patentes-mais-inusitadas-do-google.htm

Leia também: China estimula aumento de pedidos de novas patentes, diz ONU

Você sabe qual gigante da tecnologia tem mais patentes registradas?

É dele a patente mais cara vendida em Portugal. E também criou uma cerveja nacional sem álcool

Posso ajudar?