Inventor cria “segurador de panelas”, inovação que traz mais segurança à cozinha

Acessório permitirá reduzir os riscos de acidentes durante o cozinhar e dar mais conforto na hora de se servir

“Tá na mesa, pessoal!” – a expressão popular indica que a refeição já está pronta para ser degustada e não que, necessariamente, os pratos estejam dispostos na mesa para as pessoas se servirem. Afinal, no dia a dia é bastante comum que a gente se sirva direto da panela, no fogão. O problema é que com o tempo, o fundo das panelas pode deformar-se, fazendo com que a tarefa de se servir, ao mesmo tempo em que equilibramos o prato na outra mão, leve a acidentes. Daniel Benedicto, engenheiro afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou o “segurador de panela”, um dispositivo que visa evitar acidentes domésticos dessa natureza.

Daniel conta que a “ideia inicial se baseou na necessidade de que a panela tivesse pés de apoio para se manter firme na grelha. Mas, durante o desenvolvimento do protótipo, descobri que a melhor forma de segurar firme a panela sobre a grelha seria segurando-a pelo cabo. Foi aí que surgiu a ideia de usar ventosas na lateral ou na base dos fogões e mudei projeto                                                                   para ‘segurador de panelas’”.

O “segurador de panelas” será composto por uma presilha ou garra em plástico que envolverá o cabo da panela. O design desenvolvido pelo inventor permite que o invento seja aplicado a todos os tipos e tamanho de panelas e fogões (de piso, de embutir e cooktop). Para fogões de piso, a ventosa será fixa na lateral do fogão e suportará uma haste conectada a outra na horizontal, na qual será fixa a presilha. Já nos modelos de embutir e cooktop, uma base com ventosa efetuará a função de manter a panela firme.

O produto já está patenteado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e hoje o inventor está em busca de parceiros para viabilizar a produção seja via licenciamento ou venda da patente, ou pela formação de sociedade.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Posso ajudar?