“Amazon Paper”

Únicos papéis feitos à mão, a partir de recursos naturais amazônicos: fibras, corantes, fragrâncias, folhas e flores! A fibra principal, da qual se extrai a polpa, chama-se Curauá (Ananas erectifolius). Associada com outros materiais, obtém-se uma ampla gama de papéis, com diferentes cores, texturas, espessuras e aparências. Amazon Paper alia a ancestral arte oriental com o saber amazônico para produzir um papel totalmente natural e ecológico. Inteiramente natural, de luxo, os papéis da Amazon Paper são únicos. Trata-se do primeiro papel produzido a partir do uso sustentável dos recursos naturais, na Amazônia. Perfeitamente adaptado para a impressão profissional, podendo ser usado, também, como base para os outros produtos. Suas aplicações são infinitas.

 

O cultivo da planta, a extração da fibra e a fabricação do papel envolvem a participação de organizações de produtores, no contexto do Programa POEMA – Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, da Universidade Federal do Pará. A venda da fibra e de outros cultivos permite o aumento da renda familiar desses produtores amazônicos. O consumo de papel derivado da indústria madeireira é uma das causas de deflorestação do mundo. O projeto Curauá não só ilustra a preocupação de encontrar alternativas não madeireiras para várias indústrias, mas também, busca promover novos usos sustentáveis para os recursos naturais, seguindo a tendência de substituição de insumos sintéticos por naturais.

O consumo de papel derivado da indústria madeireira é uma das causas de desflorestamento no mundo. O projeto Curauá não só ilustra a preocupação de encontrar alternativas não madeireiras para várias industrias, mas também, busca promover novos usos sustentáveis para os recursos naturais, seguindo a tendência de substituição de insumos sintéticos por naturais. O cultivo da planta, a extração da fibra e a fabricação do papel envolvem a participação de organizações de produtores, no contexto do Programa POEMA – Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, da Universidade Federal do Pará. A venda de da fibra e de outros cultivos permite o aumento da renda familiar desses produtores amazônicos.

 

Fonte:

http://www.bolsaamazonia.com/Produtos/papel.asp

acesso em setembro de 2002

Posso ajudar?