“Aeroscapho”

Antônio Henrique da Justa nasceu em Pacatuba, Ceará, em 1874. Filho de uma família humilde, Justa foi um autodidata. Em 1894, tornou-se escriturário da Secretaria da Fazenda do Ceará. Durante cinco longos anos, reuniu recursos para custear a publicação de um folheto denominado “Navegação aérea”, em que apresenta o projeto de um helicóptero. Neste trabalho, Justa descrevia as malsucedidas experiências de Langley em outubro de 1903 sobre o Rio Potomac, nos Estados Unidos, com um aparelho voador capaz de reconhecer posições inimigas e desempenhar funções ofensivas, e as mal sucedidas tentativas de Ader na França, argumentando que, apesar dos insucessos das experiências aeronáuticas até então realizadas, os governos dos dois países estavam convencidos da exequibilidade da navegação aérea.

 

A ideia do helicóptero remonta ao século XV e foi formulada por Leonardo da Vinci. Posteriormente, diversos inventores tentaram desenvolvê-la, sem sucesso. Os pesquisadores Launoy e Bienvenue desenvolveram o primeiro brinquedo com asas rotativas habilitado a decolar por seus próprios meios, e o apresentaram à Academia de Ciências de Paris em 1784. Em 1845, Cossus projetou um aparelho movido a vapor que, no entanto, não conseguiu elevar-se do solo em função do peso excessivo do propulsor. Em meio aos visionários, um nome deve ser citado : Ponton D Amercourt, primeiro porque foi ele quem inventou a palavra “Helicóptero”, e porque ele foi o primeiro a acreditar realmente nesta ideia em 1863. Em 1878, Castel projetou e construiu outro aparelho que, durante a primeira experiência, chocou-se com um muro, sem conseguir voar ou manter-se no ar. No mesmo ano, Forlani projetou um aparelho que se elevou a 13 metros de altura, sem, no entanto, lograr voar.

O helicóptero de Justa seria um aparelho composto de um conjunto tubular leve, de aço e alumínio, formado uma estrutura retangular. O aparelho seria movido por um grupo propulsor de dois motores à explosão, alimentados por álcool ou derivados de petróleo. Os motores acionariam, as quatro turbinas por ar comprimido que, por sua vez, transmitiram força para quatro hélices dispostas nas extremidades da aeronave, juntamente com as turbinas. O ar comprimido chegaria às turbinas através da própria tubulação que comporia a estrutura do aparelho que, por sua vez, seria isolada termicamente com tecido de lã para evitar que o ar quente em seu interior se resfriasse em contato com a atmosfera. Os comandos estariam concentrados numa cabine, solidária com a estrutura e disposta no centro da aeronave. Seriam acionados por eletricidade ou pelo próprio ar comprimido que movimentaria as turbinas. Um pequeno dínamo movido pelos motores à explosão garantiria luz interna e energia para o farol externo, que seria empregado em operações noturnas. O Aeroscapho seria capaz de pousar e decolar na vertical e voar na horizontal. Suas hélices seriam dotadas de passo variável, de forma a oferecer propulsão horizontal à aeronave. O grupo propulsor totaliza 366 cavalos, suficientes, segundo os cálculos de Justa, para elevar os 432 quilos do aparelho vazio, além do piloto e combustível. A força ascensional total seria da ordem de 840 quilos.

A concepção do Aeroscapho apresentava ideias originais, tais como: a concepção de um sistema motor composto de motores e turbinas, a ideia da aplicação de álcool à navegação aérea, a hélice de passo variável, a concepção de uma cabine fechada, a aplicação de materiais metálicos e a ideia de voo noturno. O inventor encaminhou seu pedido ao Ministério da Guerra. Mas os militares não se sensibilizaram com o projeto. Sem recursos, construiu apenas um modelo em escala do aparelho. Em 1909, tomado por uma crise depressiva, Antônio Henrique da Justa suicidou-se aos 35 anos de idade. Em Valentigney, Suíça, a 2 de outubro de 1921, Etienne Oehmichen fez voar um helicóptero cuja concepção era muito próxima da imaginada por Justa.

 

 

Fonte: http://www.nascente.com.br/enciclop/cap002/015.html

http://aerostories.free.fr/precurseurs/langley/page2.html

http://www.helicopteros.com.br/auhis.htm

Acesso em outubro de 2002

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