A história por trás da invenção do telefone!

0
188

Você sabe quem inventou o telefone? Provavelmente o nome que veio a sua mente foi Alexander Graham Bell!

Embora o escocês seja mundialmente conhecido como o “Pai do Telefone”, há provas que outra pessoa havia tido a mesma ideia anos antes.

O italiano Antonio Meucci, original de Florença, foi estudante de engenharia química e industrial. Seu primeiro protótipo para o telefone teria sido inventado antes de 1835, quando criou um tubo para conduzir o som entre o palco e a sala de controle do Teatro della Pergola.

Mudando-se para Cuba por motivos políticos, Meucci continuou seu trabalho como inventor descobrindo que era possível transmitir sons através dos cabos de telégrafo e batizando-o de “telégrafo falante”.

Depois de Cuba, em 1854, Meucci havia mudado para os Estados Unidos, onde aperfeiçoou sua criação desenvolvendo um sistema de comunicação entre sua casa e seu trabalho, que na época era no edifício ao lado, com o objetivo de falar com sua esposa que estava doente.

Este seria o primeiro sistema telefônico do mundo e era chamado de “teletrofono”.

Após ser gravemente ferido e ficar de cama por um longo tempo, Meucci não tinha recursos para patentear o “teletrofono”, mas entrou com o processo para um registro temporário em 1871 enquanto buscava investidores, incluindo a Western Union Telegraph Company, empresa de comunicação telegráfica, que nunca retornou ao italiano.

Em 07 de março de 1876, a patente número 174.465 foi registrada, dando a Alexander Graham Bell a autoria do telefone.

Mesmo entrando na justiça para obter o reconhecimento como criador do telefone, Meucci não conseguiu resgatar seu direito. O processo se arrastou por 10 anos, até 1889, quando veio a falecer.

Por não ter seu invento patenteado, Antonio Meucci não é lembrado como o criador de um invento que revolucionou o mundo, mesmo tendo suas contribuições reconhecidas pelo Congresso americano em 2002.

Essa é apenas mais uma história que comprova a importância de se proteger uma ideia ou invenção.

A Associação Nacional dos Inventores tem uma equipe preparada e especializada em inventos que pode te ajudar a transformar sua ideia em um negócio de sucesso!

DEIXE SEU COMENTÁRIO