5 MENTIRAS QUE NOS CONTAM SOBRE O ESPAÇO

O que você sabe sobre o espaço? 

De todas as coisas que vêm à sua mente para responder uma pergunta como essa, será que tudo é verdade?! Pois saiba que, infelizmente, acreditar em mentiras sobre o espaço é mais comum do que podemos imaginar.

#1 – Você pode explodir no espaço

Uma das mentiras mais comuns em que ainda acreditamos sobre o espaço é que se uma pessoa ficar exposta sem proteção no vácuo ela vai explodir. A lógica é que, como não existe pressão, o nosso corpo simplesmente incharia e se partiria em mil pedacinhos. Acontece que o corpo humano é resistente o suficiente para que isso não aconteça. Nos realmente incharíamos um pouco, mas isso não afetaria o organismo.

#2 – Você pode congelar no espaço

Mas a verdade é que acontece justamente o contrário no espaço – você pode superaquecer. Achou estranho?! Se você se lembrar das aulas de física sobre correntes de convecção tudo ficará mais fácil: quando a água é colocada sobre uma fonte de calor, ela aquece, sobe, esfria, desce para o fundo e esse ciclo se repete. Isso acontece porque quando a água quente chega à superfície, ela perde calor para o ar e retorna ao fundo.

#3 – Seu sangue pode ferver e evaporar

Por uma questão lógica, esse tipo de raciocínio nos faz assumir que no espaço – onde não há pressão – os líquidos ferveriam, incluindo o nosso sangue. Talvez isso faça sentido para boa parte dos líquidos, mas definitivamente não se aplica ao sangue porque ele está protegido por um sistema fechado (que é o seu corpo) e ainda tem as veias que o mantém comprimido em seu estado líquido.

#4 – Mercúrio é o planeta mais quente

Primeiramente, precisamos nos lembrar de que, nos períodos mais quentes, o astro alcança a marca de 427° C. Mesmo que essa temperatura se mantivesse durante o ano inteiro, o planeta vermelho ainda seria mais frio do que Vênus, onde já foi registrado 460° C. A explicação para Vênus ser mais quente – mesmo estando mais distante do Sol – é sua atmosfera de dióxido de carbono, que segura o calor, enquanto Mercúrio não tem atmosfera.

#5 – O espaço tem gravidade zero

O que acontece é que, ao orbitar a Terra ou outro corpo celestial grande o suficiente para ter gravidade, um objeto está caindo. Mas como a Terra está constantemente se movendo, não ocorrem colisões. A gravidade da Terra tenta puxar o objeto para a sua superfície, mas como ela continua se movendo, o objeto em questão continua caindo – e é isso que nos dá a ilusão de gravidade zero.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.

Sitewww.inventores.com.br

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/mito-ou-verdade/43047-5-mentiras-que-nos-contam-sobre-o-espaco.htm
Posso ajudar?