4 novidades tecnológicas que podem transformar a sua maneira de ver o mundo

Prever inovações e como elas mudarão nossas vidas é a especialidade de Ben Hammersley, ex-editor da revista Wired. Aqui, ele mostra o futuro.

Cidade gigante de Marte
Marte e Dubai têm bastante em comum: ambos são principalmente areia e em ambos é igualmente difícil conseguir uma boa bebida. Não é tão surpreendente, portanto, que Dubai esteja interessada em Marte e que com esse interesse está chegando um novo empreendimento de 180 mil metros quadrados chamado Mars Science City, com laboratórios para cientistas espaciais e uma base de estudos, onde os pesquisadores viverão até um ano enquanto treinam para uma missão em Marte.

Ilustra Ben (Foto: Denis Freitas)

Doe seu barulho à ciência
O ninja da informática Jean-Marc Valin está criando um novo sistema para filtrar o ruído de fundo. A invenção promete deixar as conference calls muito melhores, ajudar na produção de fones com cancelamento de ruído e acabar com parte do estresse da vida moderna. Mas Valin precisa de gravações de ruído de fundo para o projeto. Você pode doar seu ruído de fundo. Você deve!

A rapidez da bateria de asfalto
Eu já disse aqui neste espaço que 95% do nosso cérebro está comprometido com a informação de que a bateria do nosso telefone não pode se esgotar antes do final do dia. As baterias que podem armazenar mais energia são uma resposta, mas outra pode ter surgido a partir do trabalho de pesquisadores da Rice University, no Texas. Eles usaram asfalto como um novo ingrediente em baterias de lítio. A solução permitiu que elas sejam recarregadas com velocidade até 20 vezes maior que o normal.

Vamos aumentar
Lá estava eu, assistindo ao CSI: Miami, e aquele cara de cabelo vermelho e óculos de sol aponta para uma fotografia em uma tela e diz “Zoom… Zoom… Aumenta!”. Eu ri, porque não se pode fazer isso – ao menos até inventarem uma inteligência artificial que preencha as lacunas na sua imagem com o que ela pensa que deveria estar lá. O site Let’s Enhance pega imagens em baixa e as transforma em alta. Talvez seja uma tecnologia alienígena.

Fonte: gq.globo.com

Veja também: As 10 Invenções Mais Revolucionárias do Planeta

Posso ajudar?