12 das melhores invenções de 2016, segundo a TIME

A revista TIME é uma das mais conceituadas em todo o mundo, sendo responsável por ditar tendências e mostrar aos norte-americanos o que está acontecendo ao redor do planeta. E todos os anos, essa publicação mostra quais são as invenções mais legais para revelar aos consumidores o que pode chegar ao mercado em um futuro próximo.

Em 2016, a história não poderia ter sido diferente. Em um artigo bem legal, a TIME revela quais são as invenções mais interessantes do ano e nos diz por que escolheu cada uma delas. Gostou da ideia? Então confira abaixo alguns exemplos que nós separamos para os leitores do TecMundo. Será que você vai querer ver estes produtos nas lojas em breve?

1. Telhados solares

Estes telhados solares foram criados pela empresa SolarCity — que acaba de ser comprada pela Tesla. Com materiais mais leves e resistentes do que as telhas comuns, a cobertura equipada com células de captação solar substitui também os painéis habituais e deixa as residências com uma aparência bem melhor. Elon Musk acredita que isso pode ser até mesmo mais barato que telhas comuns no futuro.

2. Tênis que se amarram sozinhos

A ideia já é antiga — e vem desde os tempos de “De Volta para o Futuro 2”. Mas em 2016 a Nike finalmente conseguiu colocar seus tênis que se amarram sozinhos no mercado. Trata-se do HyperAdapt 1.0, que dispensa as tradicionais amarrações e faz tudo ficar mais fácil e confortável.

3. PlayStation VR

Colocado no mercado recentemente pela Sony, o PlayStation VR é um acessório que promete um mergulho muito mais profundo no mundo da realidade virtual para os usuários do PlayStation 4. Esse equipamento é um headset com hardware de ponta que promete muitas possibilidades, como games mais imersivos e novas formas de interação com conteúdos.

4. Pneus 360 graus

Este projeto da Goodyear ainda é um conceito, mas certamente encheu os olhos de muitos consumidores. O Eagle 360 é um pneu esférico e que pode se mover para qualquer direção — não apenas em duas como acontece com qualquer pneu que encontramos atualmente. Já imaginou a facilidade na hora de fazer balizas com esse tipo de equipamento?

5. Batata-doce fortificada

Já pensou em fortificar batatas-doces para que elas tenham mais vitamina A? Pois esse projeto foi criado pela The International Potato Center e pela HarvestPlus. Cruzando sementes e fazendo biofortificação, os cientistas conseguem fazer com que o alimento apresente muito mais nutrientes. Com isso, podem levar vitamina A para crianças africanas, que sofrem com sua falta e ficam mais expostas à malária, à cegueira e a outras doenças.

6. Drone dobrável

Os drones começaram a ficar cada vez mais potentes e completos, mas neste ano a DJI decidiu criar o Mavic Pro — uma máquina dobrável e que pode ser facilmente transportada para qualquer lugar. Ele ainda é capaz de seguir objetos e capturar imagens em altíssima resolução.

7. Termômetro com infravermelho

Medir a temperatura dos filhos pode não ser a coisa mais simples do mundo — ainda mais quando estamos falando sobre crianças com enjoo e que precisam ter o termômetro colocado embaixo da língua. Por isso, a InstaTemp criou um produto com sensores infravermelho e que podem fazer as medições sem qualquer toque nos pacientes. Além de tudo, isso ainda reduz os riscos de contaminação de uma pessoa para outra.

8. Tiangong-2

Em chinês, o nome Tiangong-2 significa “Palácio Celestial 2”. E foi assim que a China batizou sua nova estação espacial. Essa invenção se difere das que já foram lançadas porque inclui um laboratório médico e áreas de exercícios. Ela possui 10 metros de comprimento e 4 metros de largura. A China ainda pretende ampliar a estação, com novos módulos que devem ser colocados em órbita no ano de 2018.

Reprodução/Space Flight Insider

9. Chevrolet Bolt

Carros elétricos podem ser muito caros ou pouco autônomos, mas a TIME diz que o Chevrolet Boltultrapassa essas duas barreiras. Ele é mais barato que os modelos da Tesla — custando US$ 40 mil, contra US$ 66 mil do Tesla S — e ainda promete 320 quilômetros de autonomia. Dessa forma, ele foi considerado pela revista como um carro elétrico que pode conquistar o público geral.

10. UNICEF Kid Power Band

Essas pulseiras inteligentes foram criadas com uma proposta muito legal: levar as crianças norte-americanas a fazerem exercícios ao mesmo tempo em que alimenta menores subnutridos em todo o mundo. Isso porque aqueles que utilizam a pulseira são encorajados a realizarem atividades físicas para vencer metas — sendo que o cumprimento dos objetivos é traduzido em pontos para a doação de comida para locais carentes.

11. Amazon Echo

Amazon Echo parece uma caixa de som Bluetooth, mas é composta por inteligência artificial Alexa e pode se conectar a diversos aplicativos e aparelhos de terceiros. Dessa forma, pode ser usada como uma verdadeira central de automação residencial. Com o Echo é possível controlar luzes, equipamentos de som, pedir Uber, irrigar jardins e interagir com apps rapidamente. O aparelho foi lançado em 2014, mas neste ano ganhou muitas funcionalidades que o trouxeram para esta lista.

12. Purificador portátil Wynd

Às vezes não damos muita importância ao ar que respiramos, mas a pureza dele é vital para que nossa saúde permaneça sempre em dia. Por isso, o Wynd pode ser uma grande ajuda para todos os consumidores. Trata-se de um purificador portátil que consegue filtrar impurezas do ar com bastante eficiência.

……

Gostou das invenções selecionadas pela TIME? Você ainda pode conferir a lista completa por este link. Será que todas elas serão transformadas em realidade no futuro?

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/invencao/111880-12-melhores-invencoes-2016-segundo-time.htm

 

 

Posso ajudar?